top of page

Investigamos as mudanças do ensino e do desenvolvimento prático da arquitetura, entendendo a necessidade de uma reprogramação da profissão.

A Escola Livre de Arquitetura nasce em março de 2018, pela ação de um grupo de arquitetos-professores e estudantes sensíveis à condição do Ensino Superior no Brasil. Para além do contexto de crise na educação, o grupo vivencia o impacto das transformações trazidas pelo terceiro milênio. Em essência, repensa o próprio “fazer” do arquiteto urbanista.

CIDADE PLATAFORMA-09-09.png

Nos organizamos em duas

frentes complementares e sinérgicas, que configuram um único corpo

de ação: educação e projetos.

quem somos

fundo.png

EM QUE ACREDITAMOS

ELA somos nós
A Escola Livre de Arquitetura se configura atravessada pelo olhar plural de curadores e dezenas de colaboradores em ações transversais e contínuas. Espalha-se e se poliniza como uma ideia, um significado.

Um lugar de lugares

Fisicamente, estamos pulverizados em diversos lugares, chamados de Bases (ações cotidiana) e Satélites (ações efêmeras). Através deste modelo descentralizado, pretendemos fortalecer e conectar outras microestruturas como escolas, escritórios, ateliês, locais de pesquisa e de reflexão.

Protocooperação

Como uma microestrutura, nos vinculamos à agentes maiores, com estruturas mais rígidas e custos operacionais mais elevados, como as Instituições de Ensino Superior, através de um modelo que chamamos de PROTOCOOPERAÇÃO. Nesse modelo nenhum organismo precisa ser transformado estando em contato com o outro. Ao contrário, cada um potencializa suas operações se beneficiando das diferenças que mantêm entre si

Microestrutura
ELA é uma microestrutura, um núcleo pequeno e denso, que mantém aquecida na sua órbita uma rede ativa e diversa. Essa configuração permite grande mobilidade de ação, assim como velocidade de respostas que tem como consequência positiva o encaixe temporal com as demandas do ensino e da cidade.

quem faz parte da ela

NOSSOS PARCEIROS DE CAMINHADA