HABITÁCULO(RS):

ATELIÊ DE PROJETO - CONSTRUÇÃO

Reflexão sobre projetação e construção coletiva em madeira

(15-21 julho,/2019.l Porto Alegre)   

Esse Ateliê de Projeto-Construção ocorreu durante sete dias de imersão e de reflexão-na-ação desafiando o papel da arquitetura na cidade contemporânea através do projeto-construção de um artefato nômade, com o tema do “Habitáculo”. 

 

O exercício de projeto-construção teve como fundamento nossa Metodologia não linear. O artefato foi instalado na Orla do Guaíba em sua primeira fase. Posteriormente foi desinstalado e reinstalado no Vila Flores e na Imed - Poa. 

 

A reflexão em torno do processo tive continuidade, e o artefato teve sua geometria e formas de implantação repensadas para o festival Hellowood na Argentina.

FICHA TÉCNICA

Concepção, organização e coordenação geral: ela. Escola Livre de Arquitetura (POA).
Coordenação de projeto-construção: Ernesto Cruz - Estúdio Cruz Arquitetos (SP)
Coordenação da oficina: Francisco Ribeiro - Casa 739 (POA)
Assessoramentos e análise projetual: Cássio Sauer, Gladys Neves, Lucas Loff, Luciana Fonseca, Ernesto Cruz, Luciano Andrades, Paulo Brum e Tais Lagranha. 
Palestrantes: Germana Konrath e Sérgio Marques
Oficineiros e aprendizes docentes: Barbara Ellen, Rafael Marques e Thiago Engers
Bastidores de apoio: Ana Lucia Madruga, Fernanda Sampaio, Oswaldo Madruga, Renata Stedele
Participantes: Amanda Almeida da Silva, Luiza Maia Fagundes, Bruna Leges de Andrade, Lorenzo Cavichioni, Nicola Peccin, Luiz Gustavo Barcelos, Kleber Rodrigues, Paula Fortes Fumegalli, Pedro Fracasso Reichelt, Arthur Panichi Bones, Eduardo Ignácio Arqueros, Francine Abreu Gomes de Azevedo, Mariana Vargas Cabeda, Priscila Müller Lerias.
Apoio: Hotel Plaza São Rafael, IMED POA, UFO Space, Vila Flores e Casa 739.