CArd mãos - imagem.jpg

A tecnologia sempre descortinou novas formas de agir e existir. Na virada do século XX para o XXI o avanço do conhecimento digital a das tecnologias de informação produziu uma nova camada na história das revoluções.

 

Nesse contexto, o ato de “expressar-se”, de “projetar” e até mesmo de “pensar”, transforma-se, também, profundamente. Lógicas responsivas, data science, big data, algoritmos e inteligência artificial assumem o papel das “ferramentas” que constituem o desenvolvimento humano em todas as suas esferas. O corpo humano passa a experienciar ações que se interpõem à máquina em infinitas formas do “fazer”. 

A proposta desta abordagem de estudo fundamentada na obra de Juhani Pallasmaa pretende especular as possibilidades de promover a manutenção do corpo e do uso dos sentidos no campo da arquitetura, diante do contexto da revolução digital. 

s com ênfase dada pelo fazer do artífice contemporâneo.

MÃO.S

O ARTÍFICE NA COMTEPORANEIDADE

 

A metodologia mescla a trama teórica constituída por meio da obra “As mãos inteligentes” com a atividade prática  e o olhar multidisciplinar que envolve a arquitetura desenvolvendo seus trabalhos por meio de processos que colocam a condição humana como protagonista da ação.

 

Modelo:
Composto por 3 módulos compostos por aulas e narrativas de experiências práticas multidisciplinares

 

Organização dos módulos:
Cada módulo é composto por duas aulas teóricas-reflexivas e duas ou mais narrativas de experiências práticas multidisciplinares.


Abordagem teórico-reflexiva: Cada módulo terá uma abordagem  de 2h30min com ênfase filosófica e outra com ênfase dada pela arquitetura e pela arte.
Narrativa de experiência: Cada módulo terá duas ou mais narrativas de 2h de experiência

MÓDULO 1:

O corpo e suas linguagens.
Introdução, capítulos 1 e 2
Introdução + As mãos misteriosas + As mãos trabalhadoras

 

MÓDULO 2:

 Mãos e sentidos Capítulos 3, 4 e 5.
A fusão entre mãos, olhos e mente + As mãos desenhistas + O pensamento corporificado.

MÓDULO 3:

O corpo e suas linguagens.
Introdução, capítulos 1 e 2
Introdução + As mãos misteriosas + As mãos trabalhadoras

 

EM BREVE MAIORES INFORMAÇÕES!

 

tarjas.png
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram