DSC_0154 2_edited.jpg

Motivado por um futuro onde há qualidade de vida e cidades mais resilientes, esse seminário digital propõe a investigação  do contexto ambiental atual, e de alternativas  para a regeneração de ecossistemas urbanos.

LA SOSTENIBILIDAD YA NO ES SUFICIENTE, NECESITAMOS CULTURAS REGENERATIVAS"

DANIEL C. WAHL

"SUSTENTABILIDADE NÃO É O SUFICIENTE:

PRECISAMOS DE CULTURAS REGENERATIVAS"

As  transformações do meio-ambiente advindas das ações humanas se intensificam a ponto de  impactar os ciclos naturais da terra, nos colocando em um novo período geológico: o Antropoceno, Era onde os humanos moldam todos os aspectos da biosfera.

Será possível, através de intervenções nas cidades contribuir para um futuro próspero e resiliente?

As cidades, como grandes pólos de atividades humanas, refletem e intensificam os problemas e, ao mesmo tempo, são oportunidade de grande potencial de transformação.​​

MÁQUINAS BIÓTICAS

Máquinas bióticas são artefatos que mesclam seres vivos e construções para buscar interação positiva com o meio em que estão, propondo  diferentes benefícios para o ecossistema urbano.

As máquinas funcionam como micro-estruturas que reciclam o ar,

a água e a terra.

O conceito está sendo desenvolvido pelo coletivo latino americano  AGA Estúdio e também pela Escuela Radical, iniciativa baseada no México, como forma de propor ações para cidades mais resilientes.

O conceito procura ser de fácil aplicação para diferentes tipos e escalas de projetos que buscam a regeneração da cidade

OBJETIVO 1
COMPREENDER O ANTROPOCENO, SEUS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE TRANSFORMAÇÃO

OBJETIVO 2
APRENDER SOBRE DIFERENTES FORMAS DE VIDA E COMO OS CONHECIMENTOS BIÓTICOS PODEM NOS AJUDAR A SOLUCIONAR DESAFIOS HUMANOS (BIOMIMÉTICA);

OBJETIVO 3
ENTENDER CONCEITOS DE CICLO DE VIDA DOS OBJETOS E ALTERNATIVAS PARA UM MUNDO LIXO ZERO.

OBJETIVOS

O seminário busca novas compreensões sobre temas pertinentes ao nosso tempo, e questionar  de maneira aberta e realista os problemas da atualidade.

O primeiro momento de cada aula é expositivo, seguido por um debate coletivo sobre a temática. Um artigo suscinto sobre o tema será enviado antes de cada aula de forma a enriquecer a discussão.

DOCENTES

CAROLINA BINS ELY

Carolina é Mestre em Ecological Design Thinking pela Schumacher College (Inglaterra), Arquiteta e Urbanista formada pela UniRitter com parte da Graduação na Ulster University (Irlanda do Norte) como bolsista do CNPq. Investiga maneiras de co-criar com a natureza, buscando designs e processos que sejam regenerativos.

 

Começou a se aprofundar em estudos que misturam design e natureza a partir de experiências com Paisagismo, Biomimética e Ecologia Profunda. Participou de vivências em diversos países, experiências como da AA Visiting School Amazon organizada pela Architecture Association e o Proyecto Insperience no Delta Tigre organizada pela Biomimicry Argentina. Recentemente colocou seus conhecimentos em prática através do grupo Siendo Naturaleza que atua na Amazônia Peruana e do Instituto Caapora, na Mata Atlântica.

 

Na ELA, Carolina é curadora, coordenadora de projetos de educação ambiental e professora.

AGA_estudio-gabriel_foto.jpg

GABRIEL VISCONTI

AGA Estudio é uma equipe que reúne disciplinas de desenho e fenômeno urbano; umas estrutur colaborativa focada no desenvolvimento de linhas de investigação aplicadas às práticas humanas, aos objetos e ao território.

Gabriel é parte da equipe desde o início, ativando e acompanhando iniciativas a partir de dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, que integram a arte e a ciência, numa perspectiva ecológica e coletiva.

SÍNTESE

DATAS: SEGUNDAS E QUARTAS DO MÊS DE OUTUBRO.

HORÁRIO: 19H - 21H

CARGA HORÁRIA: 15H

INSCREVA-SE

Obrigado pelo envio,

você receberá um e-mail em instantes!

1. A vaga estará confirmada apenas após o envio da ficha de

 

inscrição e do pagamento pelo Pagseguro.

2. O cancelamento pode ser feito até 10 dias antes do evento, mas o valor da inscrição não é devolvido e sim revertido em créditos para atividades futuras da escola.

tarjas.png