Group 228 (1).png
Group 131 (1).png

Do vernáculo ao contemporâneo.

Uma leitura da arquitetura e cultura

portuguesa desde sua constituição.

A partir de uma análise histórica e um panorama da arquitetura no século XX, chegaremos às casas de

Eduardo Souto de Moura, e outros

arquitetos contemporâneos que

projetam ao longo do território português.

GESTO PROJETUAL

O curso apresenta a arquitetura portuguesa e a sua  identidade enquanto gesto projetual,  com a habitação unifamiliar como o exemplo tipo que reflete tal arquitetura.

Group 76.png
Group 36 (1).png

"É preciso passar sobre ruínas, como quem vai pisando um chão de flores!"

Das Odes Modernas de A.Q. 1865.

* Registros feitos pelo professor do curso, quando em contato com as obras.

AULA DE ABERTURA COM ANDRÉ SCARPA (GRATUITA).

(03/07. 14 - 17h)

INSCREVA-SE AQUI.

AULA 01. (10/07. 14 - 17h)

Raízes culturais e arquitetônicas até 1900.

Aprofundamento da Arquitetura entendida como corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o Projeto de Arquitetura como respectiva fonte de legitimidade.

AULA 03. (24/07. 14 - 17h)

Eduardo Souto de Moura e o território português.

Aprofundamento da Arquitetura como acontecimento experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis, apresentando-as no fazer arquitetônico.

AULA 02. (17/07. 14 - 17h)

Arquitetura no século XX em Portugal.

Aprofundamento da Arquitetura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade.

AULA 04. (31/07. 14 - 17h)

Arquitetura Contemporânea portuguesa.

Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitetura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos capazes de permitir o juízo de valor sobre a Arquitetura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projeto de Arquitetura.

WhatsApp Image 2021-05-25 at 19.54.01.jp

Fábio André Matues Dimas

Fábio é arquiteto e mestre, formado na Universidade de
Évora. É membro efetivo da Ordem dos Arquitetos de Portugal e atualmente colabora como arquiteto em Portugal e no Oriente Médio (Kuwait), no atelier AAP - Associated Architects Partnership.
Desenvolveu na sua investigação de mestrado a dissertação intitulada Castelo Novo de Évora: Análise e interpretação arquitetónica, que culminou na criação de uma exposição intinerante nos Museus de Portugal, relaizada em colaboação entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora e o Exército Português.

LUCAS LOFF 1.png

Lucas Loff Leite

Lucas é arquiteto e mestre em arquitetura pelo PROPAR-UFRGS, atuou junto do escritório b2f Studio e hoje tem uma prática autônoma que busca protocooperações com outros profissionais e escritórios, a fim de expandir o campo de pesquisa e da prática em projeto e obra.
É surfista, capoeirista, arquiteto e urbanista.

Na ELA, Lucas é curador, coordenador de projetos de educação e professor.

MÉTODO

O Curso Livre Umas Casas Portuguesas  visa ser um espaço e momento para o desenvolvimento de ferramentas capazes de promover  uma leitura crítica acerca da arquitetura, além de estimular a criatividade e o próprio processo de projeto.

A abordagem é teórico-prática. Por meio da apresentação de estudos de caso,  o método propicia o diálogo entre os participantes para estimular o juízo crítico sobre as obras e o interesse na investigação projetual.

SÍNTESE

》DISPONÍVEL PARA BRASIL E PORTUGAL;

》CARGA HORÁRIA DE 12H (COM CERTIFICAÇÃO);

》SÁBADOS DE JULHO: 14h - 17h (BRASIL) / 19h - 21h (PORTUGAL);

》AULAS PERMANECEM GRAVADAS E DISPONÍVEIS POR 2 SEMANAS APÓS O TÉRMINO DE CADA UMA.

INSCREVA-SE:

1º Lote

À vista R$ 200,00

Em até 18x no cartão.

À vista R$ 300,00

2º Lote

Obrigado pelo envio,

você receberá um e-mail em instantes!

1. A vaga estará confirmada apenas após o envio da ficha de inscrição e do pagamento pelo Pagseguro.

2. O cancelamento pode ser feito até 10 dias antes do evento, mas o valor da inscrição não é devolvido e sim revertido em créditos para atividades futuras da escola.

fundo.png
tarjas.png